Wednesday, October 26, 2011

Homenagens Lisboa 2011 - Prof. Augustinho da Silva, Alexandre de Gusmão e Engenheiros Náuticos Portugal

Projecto “Concerto Para Vida” - Homenagem aos Coveiros e colaboradores da administração cemiterial
O quê:  Homenagem aos Coveiros e Colaboradores Cemiteriais
Quando: 28.10.2011
Onde: Capela do Cemitério do Alto de São João
Porque: Através da mídia, convidar, a população para assistir as actividades que continuarão no dia 1º de Novembro de 2011 - Dia de Finados.

Ocorrerá pela primeira vez em Portugal uma homenagem aos Coveiros, terça-feira, 28 de Novembro 2011, Dia de Finados - Capela do Cemitério do Alto São João. Esta acção faz o pré-lançamento da 2a Edição do Projecto “Concerto Para Vida”

O objectivo é reconhecer a importância do trabalho de pessoas simples e ao mesmo tempo dedicadas ao seu trabalho que traz efeitos positivos silenciosos  a sociedade como a garantia da aromoterapia ambiental equilibrada, por exemplo.
 
Projecto “Concerto Para Vida” - Dia de Finados - Homenaomenagem ao Estadista Português Alexandre de Gusmão, por ter dado a Amazonas ao Brasil; Homenagem ao Engenheiros Náuticos de Portugal do passado por terem construído navios com tecnologias além do seu tempo.
 
Objectivo das apresentações e actividades no Dia de Finados:

Embalar a saudade dos entes-queridos com  músicas clássicas e sacras, contemporâneas. Esta é uma homenagem, aos que já foram e aos ao pré-defuntos (todos nós) com a esperança de podermos sensibilizar as pessoas e  proposta central desta acção: Viver com Arte em qualquer plano, em qualquer lugar.
 
Viver com Arte em todos os planos, em todos os lugares, é um desafio mesmo em tempos de crise. A arte como elemento de solidariedade, mesmo que simbólica, é o um instrumento de aceleração social que poderá contribuir para ampliar a qualidade de vida já existente na comunidade portuguesa.
 
A 2a Edição do Concerto Para Vida homenageará a memória do Prof. Augustinho da Silva e o Estadista Português, Alexandre de Gusmão e aos Engenheiros Náuticos de Portugal.
 
Motivos: Segundo o Diplomata Jorge Moscado: (1 e 2)
 
1-O Prof. Augustinho da Silva foi que promoveu as independências diplomáticas do Brasil junto ao Continente Africano e várias outras potências, como político e visionário tanto de Portugal, como no Brasil e do mundo.
 
2-Alexandre de Gusmão, como estadista português foi quem deu a Amazónia ao Brasil, quando na função diplomática, juntamente com Marquês de Pombal e outros companheiros , nas paragens do tratado de tordesilhas, desenhou o coração/pulmão do mundo e proporcionou ao Brasil. O Brasil reconhece a sabedoria estratégica e deu-lhe a homenagem da Fundação Alexandre de Gusmão ligada à diplomacia brasileira. Precisamos da sabedoria dos política e sapiência estratégica do passado para lançar luz para resolução dos desafios contemporâneos da comunidade portuguesa e manutenção da soberania brasileira nos tempos actuais e sobretudo no futuro.
 
3-Aos Engenheiros Náuticos Portugueses por terem construído, num passado não muito distante, navios com bases quadrangulares, quando na época as bases eram triangulares. Esta tecnologia quadrangular que Portugal desenvolveu permitiu ir mais longe e transcender barreiras oceânicas e trans-atlântica, segundo o Professor Dr. Manoel Gandra investigador do IADE.
 
Num misto conclusivo entre as falas do Diplomata Jorge Moscardo e o Investigador Manoel Gandra, precisamos resgatar a sapiência política estratégica do passado português para ultrapassarmos as dificuldades e desafios do futuro. Tanto Portugal como países de grandes conquistas históricas, como o Brasil que precisa de sabedoria para administrar o crescimento.
 
Todos dependem da sabedoria ancestral histórico Portuguesa, que une numa única placa tectónica de povos: Brasil e Portugal. Neste sentido estamos também comemorando, em ritmo de pré-lançamento, o ano do Brasil em Lisboa no Verão de 2012, a ser capitaneado pela Embaixada do Brasil.

De certa forma este acto reforçou a decisão da CML em escolher o tema: Portugal-Brasil, para as Festas Populares.
 
Compreendendo o passado é que lançamos luzes para resolvermos os problemas actuais e projectarmos um futuro melhor. Neste sentido a parceria, a solidariedade, a fraternidade e igualdade entre os povos são fundamentais. A relação Cultural Brasil-Portugal poderá dar exemplo disto para o Mundo.
 
A parceria institucional do Projecto Concerto Para Vida iniciou-se há 18 anos na Cidade do Recife – Pernambuco -Nordeste - Brasil.

Em Lisboa o Projecto Concerto Para Vida conta com a parceria, apoio e simpatia:
- Associação Arte de Viver - Portugal
- Associação Cultural Brasil-Portugal e Povos do Mundo - ACBP
- Lisboa Ginásio Clube - LGC
- Escola Actor Val
- Instituto de Etnomusicologia - FCSH-UNL,  vem fortalecer os laços de fraternidade ao abrigo do Tratado de Amizade  entre os dois Países junto a Câmara Municipal de Lisboa 

Programação
28 de Outubro de 2011 - Homenagem aos Coveiros 13h-13h20 na Capela do Cemitério de Alto de São João
Cantora Lírica Emília Gonçalves
Grupo Musical Here Krisnah
Coro da Escola de Actor Val

1º de novembro de 2011
- Performances musicais no Cemitério do Alto de São João às 11h e 17h
- Performances musicais no Cemitério dos Prazeres
- Workshop Arte de Viver no Cemitério dos Prazeres das 18h-19h

Coordenação
Professor e Maestro Givanildo Amâncio - idealizador do Projecto no Brasil que hoje conta com o apoio institucional do Governo municipal como forma de investimento público na inteligência emocional colectiva da população por ocasião do Dia de Finados na pessoa do Prefeito da Cidade do Recife João da Costa.
 
tm 91 84 90 453
 
Cumprimentos,

Prof. Maestro Givanildo Amancio

No comments:

Post a Comment